“Outros Olhares” sobre a História da Antropologia

O projeto Outros olhares sobre a História da Antropologia faz parte da linha de pesquisa sobre História da Antropologia, desenvolvida há mais de duas décadas em pesquisas do NIGS/UFSC sobre mulheres antropólogas, campo da antropologia no Brasil e antropologias do sul global.

Dando continuidade à pesquisas iniciadas durante a organização do 18º Congresso Mundial de Antropologia (18th IUAES World Congress), o projeto visa dar visibilidade à autoras/es brasileiras/os e de países do sul global pouco estudadas na graduação e pós-graduação.

A partir de perspectivas teóricas decoloniais e feministas este projeto visa ensejar pesquisas sobre diferentes antropologias nacionais, “nativas”, campos temáticos e abordagens teóricas à margem dos cânones da História da Antropologia mundial.

Ao longo dos anos, a linha de pesquisa se desdobrou, abordando também temas relacionado a História das pioneiras das ciências sociais, biografias, incentivos, destaques e homenagens a mulheres e meninas na Ciência, entre outras abordagens. Em 2023,  a pesquisa deu origem ao filme documentário “Reposicionado o olhar – Pioneiras nas Ciências Sociais da UFSC”, que reconstrói a história sobre o curso de Ciências Sociais da UFSC a partir das narrativas de mulheres sociólogas, antropólogas e cientistas políticas, professoras aposentadas e ainda atuantes do curso.

Conheça algumas das produções da grupo:

• A História da Antropologia na Universidade Federal de Santa Catarina. [S. I.: s. n.], 2020. 1 vídeo (28 min). Publicado pelo canal NIGS Audiovisual. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ycPZ-v_OYxI.
  • ALESSIO, Poliana. Uma futura antropóloga recuperando a história das pioneiras da UFSC. Revista Mosaico  FGV, – Volume 13 – Nº 21,  2021. Visualizar
  • AMORIM, Barbara Michele. O curso de Ciências Sociais na UFSC sob o olhar de suas
    professoras. Relatório Final de Estágio Pós-Doutoral, Programa de Pós-Graduação
    Interdisciplinar em Ciências Humanas e Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades.
    Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022. Visualizar
  • ESTEVES, Atina Natine Schipitoski. A importância das mulheres na consolidação do
    Curso de Ciências Sociais na UFSC. Relatório final PIBIC/CNPq 2021-2022. Florianópolis
    (SC), 2022. 26p. Visualizar