Eventos que organizamos
2019
- Café (Psico) Antropológico
23 de fevereiro: Exibição do filme “As árvores e o tempo: uma etnocronografia em Athens e Porto Alegre“. Com a presença da pesquisadora Profª Drª Cornélia Eckert, coordenadora do Núcleo de Antropologia Visual (NAVISUAL) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
14 de março: sobre “A história da Antropologia na Universidade Federal de Santa Catarina” a ser realizado nesta quinta-feira as 16h30 no Auditório do Bloco E do CFH. A atividade está articulada com a promoção e programação do Centro Acadêmico Livre de Antropologia (CALANT) em parceria com o Projeto Café (Psico) Antropológico e professores convidades como atividade da Semana de Recepção a Calourada da Antropologia. Contará com a projeção do curta-documentário “A história da Antropologia na Universidade Federal de Santa Catarina” produzido por Adriana Eidt, Raquel Mombelli e Suzana Martins Costa, seguido de debate sobre o mesmo.
2018
- Café (Psico) Antropológico
25 de maio: O encontro terá como proposta a exibição do filme Mães do Pina, dirigido por Léo Falcão e produzido pela Urso Filmes, em 2015. O documentário realizado no bairro de Pina, em Recife (PE), conta a história de diversas mulheres que mantêm a cultura local viva com seus trabalhos sociais, eventos musicais e manifestações religiosas. E para enriquecer ainda mais essa exibição inédita em Floripa, teremos a presença de uma das entrevistas do filme Mestra Joana D’Arc.
2017
- Curso Luta das Mulheres em Moçambique: entre o local e o global
07 de agosto: Aula 1 – Epistemologias feministas africanas e moçambicanas em relação com os feminismos, a academia e o ativismo em Moçambique.
Aula 2 – Epistemologias feministas Africanas e moçambicanas, em relação com os feminismos, a academia e o ativismo em Moçambique.
Aula 3 – Ciências Humanas em Moçambique. Apresentação de filme sobre Moçambique e debate com Isabel Casimiro, Hélder Pider Amâncio e Ilka Boaventura Leite.
Aula 4 – Nacionalismos, luta armada de libertação nacional, partidos pós independência e sua relação conturbada com os movimentos de mulheres, sobretudo os feministas.
Aula 5 – Movimento das jovens feministas e relações entre gerações de feministas moçambicanas.
- Café (Psico) Antropológico
28 de julho: O Projeto Café (Psico) Antropológico desta edição promove o debate e exibição de vídeos sobre “El Coño Insumiso: estudos de gênero e sexualidade em Andaluzia” e conta com a presença de professores estrangeiros para a promoção do debate : Begoña Sanchez Torrezon (Universidad de Cadiz), José Maria Vascuende del Rio (Universidad Pablo Olavides), Maria Marco (Universidad Pablo Olavides) e Rafael Caceres Feria (Universidad Pablo Olavides)
31 de agosto: O Projeto Café (Psico) Antropológico desta edição convida para exibição e debate dos documentários: “Egon, meu irmão” (NAVI, 2010) e “Egon Schaden aos Cem anos” (Plural Filmes, 2013). Após acontecerá a mesa redonda “Egon Schaden e a presença da Antropologia brasileira na Alemanha” onde serão apresentados resultados da pesquisa realizada na Alemanha por Tânia Welter (UFSC) e Pedro Martins (UDESC).
10 de novembro: Lançamento do livro “Entre Galerias e Museus: Diálogos metodológicos no encontro da Arte com a Ciência e a Vida” , seguido da conversa com a autora e comentadoras.
Na obra, Andrea Vieira Zanella, professora titular do departamento de Psicologia da UFSC, apresenta algumas das experiências e interlocuções que emergiram de seu encontro com obras de arte da cidade de New York– EUA durante o período de realização de seu estágio sênior. As debatedoras convidadas são Mara Coelho de Souza Lago (PPGICH e PPGP/UFSC), Miriam Pillar Grossi (PPGAS e PPGICH/UFSC), Luana Wedekin (UNESP/Bauru) e Kátia Maheirie (PPGP/UFSC).
A atividade compreenderá um vídeo com imagens de obras de arte e o lançamento do livro “Entre Galerias e Museus: Diálogos metodológicos no encontro da Arte com a Ciência e a Vida” , seguido da conversa com a autora e comentadoras.
Na obra, Andrea Vieira Zanella, professora titular do departamento de Psicologia da UFSC, apresenta algumas das experiências e interlocuções que emergiram de seu encontro com obras de arte da cidade de New York– EUA durante o período de realização de seu estágio sênior. As debatedoras convidadas são Mara Coelho de Souza Lago (PPGICH e PPGP/UFSC), Miriam Pillar Grossi (PPGAS e PPGICH/UFSC), Luana Wedekin (UNESP/Bauru) e Kátia Maheirie (PPGP/UFSC).
16 de novembro: apresenta “Retrocessos nas políticas de gênero, sexualidade e diversidade no Brasil: Fundamentalismos na Educação e nos Museus”.
- Aniversário de 26 anos do NIGS (Variados momentos de comemoração)
28 de julho: Café (Psico) Antropológico “El Coño Insubimisso – Estudos de Gênero em Andaluzia” em parceria com a Rede LIESS no Teatro da UFSC.
02 de agosto: durante o 13º Mundos de Mulheres e 11º Fazendo Gênero. Tema “Maternidades reais e simbólicas”.
03 de agosto: Lançamento do livro “Antropologia, Gênero e Educação” organizado pelas professoras Tânia Welter, Miriam Pillar Grossi e Mareli Graupe. O livro traz os resultados do projeto PRONEM FAPESC/CNPQ Antropologia, Gênero e Educação em Santa Catarina, coordenado pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) da UFSC em parceria com equipes de pesquisa da UFFS, UNIPLAC e UNISUL vinculadas a cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Sociais e Educação. Seu lançamento contou com uma rica sessão de autógrafos, no Hall da Reitoria, de algumas das escritoras: Clecí Terezinha Lima de Lins,Emilia Haline Dutra , Lino Gabriel Nascimento dos Santos,Lucia Burigo de Sousa, Lúcia Helena Matteucci, Mareli Eliane Graupe, Miriam Pillar Grossi,Rafael Fernando Lewer e Tânia Welter.
5 de agosto: Jornada NED-NIGS “Ética do Cuidado, Feminismo e Deficiências” realizada no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. A jornada contou com conferencia de Claudia Fonseca (UFRGS).
2016
- Café (Psico) Antropológico
8 de dezembro: Exibição de “Quem Matou Eloá” de Lívia Perez.
- Aniversário de 25 anos do NIGS: Encontro entre diferentes gerações de pesquisadoras.
Abertura dos trabalhos pelos mestres de cerimônias Felipe Fernandes (UFBA) e Juliana Cavilha (Estácio Florianópolis)
Apresentação do vídeo: NIGS 25 anos (editado por Suzana Costa e Miriam Pillar Grossi)
Projetos coletivos desenvolvidos pelo NIGS: Período 1990 – 2009
Coordenação: Alinne Bonetti (Unipampa)
1. Trabalho de Campo e Subjetividade – Elisete Schwade (UFRN)
2. Violências contra grupos minoritários na mídia – Juliana Cavilha (ES) e Raquel Wiggers (UFAM)
3. Mapeamento de Organizações feministas no Brasil – Sonia Miguel (SPM)
4. Projeto Rizoma – Ilse Scherer Warren (UFSC)
5. Novas Tecnologias Reprodutivas e Humanização do Parto – Marlene Tamanini (UFPR)
6. Projetos Institucionais CNPq – Vinicius Kauê Ferreira (EHESS) e Marie Leal (UFSC) e SPM de apoio a núcleos Fernanda Moraes (UFPR) e Carmem Vera Vieira (UFSC) – 2008/2016.
7. Rede Parentalidades e Conjugalidades – Anna Uziel (UERF) e Eduardo Saraiva (UNISC)
8. Ensino religioso e gênero nas escolas -Maria Amelia Dickie (UFSC) Myriam Aldana (Unochapecó) e Tania Welter (NIGS)
9. Iniciação sexual e gênero nas escolas de Santa Catarina – Felipe Fernandes (UFBA) e Fernanda Cardozo (UFSC)
10. História das Mulheres Antropólogas – Carla Cabral (UFRN)
Projetos coletivos desenvolvidos pelo NIGS: Período: 2010 – 2016
Coordenação: Isadora Vier Machado (UEM)
1. Gênero e Ciências – Caterina Rea (Unilab) e Daniela Novelli (UDESC)
2. Conferências Nacionais de Políticas para Mulheres – Felipe Fernandes (UFBA) e Elisete Schwade (UFRN)
3. Nome Social e Trans Day – Simone Avila (SMS-POA), Melissa Barbieri (UFSC) e Crishna Correa (UFSC)
4. Papo Sério: oficinas e concursos – Anelise Froes (UFRGS), Arianna Sala (MEC) e Marisa Naspolini (UFSC)
5. Formação de professoras: assessoria GEEMPA – Marcelo Oliveira (UFV) e GDE, Olga Zigelli Garcia (UFSC) e Pedro Magrini (UFSC)
6. Projetos Institucionais CNPq e SPM de apoio a núcleos – Marie Leal (UFSC) Fernanda Moraes (UFPR), Carmem Vera Vieira (UFSC)
7. Projetos de redes:
PROCAD – Elisete Schwade (UFRN)
CAPES COFECUB – Anna Amorim (UFSC) e Claudia Nichnig (IES)
LIESS – Melissa Barbieri (UFSC)
8. Projeto Antropologia, Gênero e Educação e PNPD CAPES – PRONEM FAPESC Tânia Welter (NIGS) e Mareli Graupe (UNIPLAC) 2011/2016.
9. Avaliação do Prêmio Igualdade de Gênero – Tânia Welter (NIGS), Marinês da Rosa (UFSC) e Izabela Liz Schlindwein (UFSC) 2015/2016.
18:00 – 18:15
Performance Cenas do Papo Sério
Coordenação: Marisa Naspolini (UFSC)
Equipe: Emília Dutra (UDELAR), Isis Beck (Administração), Suzana Costa (UFSC), Nauana Antonello (Ciências Sociais), Suzana Costa (Antropologia) e Vinicius Bressan (Jornalismo).
18:15 – 19:00
Conferência de encerramento
Coordenação: Mara Lago (UFSC)
Gênero, identidades e subjetividades: 25 anos de estudos feministas e queer – Miriam Pillar Grossi (UFSC)
2015
- 19 a 20 de agosto: III Seminário de Memórias e visibilidades de lésbicas e mulheres bissexuais. Local: Museu histórico de Santa Catarina, Palácio Cruz e Souza.
- Café (Psico) Antropológico
17 de novembro: Sopranações com Bárbara Biscaro
2014.1
- Grupo de Estudos coordenado por Vinicius Kauê Ferreira.
Confira Aqui o programa do GE.
Abaixo estão os relatórios dos escontros:
09/04/2014: Antropologia Feminista
23/04/2014: Masculinidades
30/04/2014: Museologia e Feminismo
14/05/2014: Mulheres e historias em quadrinhos
21/05/2014: Feminismo e pós-colonialismo
2013
- Café (Psico) Antropológico
8 de abril: debater “Um encontro com Lacan”. Os debatedores são o professor Claude Mercier, da Escola Lacaniana de Psicoanálise, França, e a pesquisadora Caterina Rea, pós-doc do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS/UFSC), doutora em Filosofia pela Université de Louvaim, Bélgica.
18 de agosto: Mostra de documentários – “Germaine Tillion: onde há perigo, sempre a encontramos” (Carmen Rial e Miriam Grossi) e Resposta de Mulheres (Agnés Varda).
30 de setembro:
29 e 30 de outubro: Filme etnográfico realizado por Alexandre Câmera Vale sobre a experiência migratória de travestis e transexuais brasileiras para Paris. Vencedor do Prêmio de Melhor Pesquisa para Documentário no VI For Raimbow (Fortaleza, 2012). “O Voo da Beleza” que já foi apresentado em Fortaleza, Sobral, São Paulo, Paris, Toulouse e Estrasburgo. Florianópolis fecha a “Agenda Cidades” por onde o filme já passou.Seguido pelo debate com Kelly Vieira, Presidenta da ADEH [Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade]. Organização Não-Governamental que atua no sentido da garantia de direitos, da promoção de saúde e da discussão no campo dos Direitos Humanos e das políticas TLGB (Travestis, Transexuais, Lésbicas, Gays e Bissexuais). Atuando em Florianópolis desde o ano de 1993.
- Marie Hélène Bourcier na UFSC: Explodindo o Gênero!
24 de abril: Café Antropológico
25 de abril: Queer Zones I – Intervenção da disciplina “Sexualidades, Homo-Transsexualidades e Teoria Queer” (Graduação).
26 de abril: Queer Zones II – Intervenção da disciplina “Teorias Feministas e Estudos de Gênero” (Pós-Graduação).
- Grupo de Estudos 14 de setembro a 14 de dezembro.
14/09/2013: lançamento livro Tania Welter – 19hs UDESC
21/09/2013: mesa redonda: “Feminismo, arte e historia da ciência”.
28/09/2013: Introdução sobre o feminismo materialista francês.
05/10/2013: Introdução sobre o feminismo materialista francês.
19/10/2013: Feminismos pos-coloniais: Feminismo chicano; Feminismo negro; Feminismo latino e indígena; Feminismo cigano.
26/10/2013: Feminismo negro brasileiro.
09/11/2013: Jornada dos XX anos da REF.
23/11/2013: Sexualidades e nação. As criticas dos Queers of Colours aos nacionalismos sexuais: o caso do homonacionalismo.
30/11/2013: Apresentação da Professora Luzinete Minella (UFSC), “Estudos sobre mulheres no campo da medicina: perfis e trajetórias nas interseções?” Roselete Aviz – Escutando Zora Neale Hourston: quando as questões de Gênero se revelaram como motivo de atenção e preocupação a uma professora.
07/12/2013: Dialética do sexo.
14/12/2013: Jornada NIGS: A obra de Barbara Glowcewski 14h-20h30.