2013
Acessibilidade
Pesquisadora do NIGS reivindica participação estudantil na Comissão de Acessibilidade da UFSC
Diante das dificuldades enfrentadas pela comunidade, alunos/a e servidores/a com deficiência na UFSC, a pesquisadora Anahi Guedes, mestranda em Antropologia Social e pesquisadora vinculada ao Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), Núcleo de Estudos sobre Deficiência (NED) e grupo de pesquisa em acessibilidade e tecnologias do Laboratório de Experimentação Remota (RexLab), dá voz aos que enfrentam esses obstáculos cotidianamente, afirmando que a participação estudantil no Comitê de Acessibilidade é extremamente necessária para o entendimento e execução das reais mudanças a serem desenvolvidas.
A reportagem afirma que a universidade não sabe o número exato de alunos/a, servidores/a e professores/a com deficiência. Desta forma, cada centro e departamento adequa-se de sua maneira. Mas são justamente a falta de padronização e, principalmente, a falta de políticas específicas dentro da universidade que dificultam essa integração entre as áreas.
-Primeira parte da reportagem sobre acessibilidade:
http://www.youtube.com/watch?v=zNkPAD0womw&feature=youtu.be
-Segunda parte da reportagem sobre acessibilidade: http://youtu.be/3hPeCA9mslQ
Cenas do Dia da Mulher 2013
NIGS marca presença em manifestação no centro de Florianópolis, reflexões sobre políticas públicas e entrevistas sobre a causa, dia 8 de março
Perdas no NIGS
Temporal inunda sala em que estavam arquivos de trabalhos feministas
Nigs Ufsc, estamos de luto por mais um evento dramático de perda de arquivos sobre feminismo constituídos com trabalho acadêmico de muitas gerações de pesquisadoras/es.
Desta vez, devido provavelmente à irresponsabilidade institucional de controle de obras na construção do bloco D do CFH UFSC. Segundo relato de quem estava lá ontem ao meio dia, no meio do temporal que se abateu sobre Floripa, um violento mar de lama adentrou pela porta de incêndio que está abaixo do nível do barranco atrás do prédio e invadiu as salas onde o NIGS tem seus acervos (obtidas com muita luta) e onde estão instalados seus equipamentos eletrônicos.
Avisados só ontem à noite, estivemos pela manhã constatando as perdas e estragos. A tristeza é imensa!