Apresentação
Esta página foi criada como um espaço para manter as memórias que criamos e partilhamos ao longo da história do NIGS, nosso Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades. Desde sua origem foram mais de 57 pesquisas de iniciação científica; 37 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC); 29 mestrados; 37 doutorados e 23 pós-doutorados realizados. Temos muito orgulho tanto da nossa história, das muitas transformações pelas quais passamos; quanto da rede que tecemos, que continua crescendo, ultrapassando as fronteiras da Universidade.
O NIGS foi criado em 1991, ligado ao Laboratório de Antropologia, espaço que construímos coletivamente nos primeiros anos da década de 1990, ligados ao Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina (SC).
O Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades, que não tinha ainda esse nome quando foi criado, apesar de já ter como referência a publicação “Trabalho de Campo e Subjetividade” (visualizar), foi fruto dos encontros da equipe realizados durante o ano de 1991 e apresentados na Reunião da Antropologia do Sul – Abinha, em 13 de novembro em Curitiba, data que guardamos como de fundação do NIGS.
Na ocasião dos 25 anos e dos 30 anos do Núcleo, junto com os demais eventos comemorativos, foram elaboradas duas novas logos. Nessa página você encontrará mais das comemorações dos aniversários e dos muitos eventos que o NIGS e sua equipe participou ao longo do tempo.
Reservamos também um espaço especial para a divulgação dos trabalhos das egressas/os/es do NIGS, a Rede Nigs, nas universidades, nas escolas e nos demais grupos e espaços onde o tema gênero e sexualidade é levado e é articulado, em suas inúmeras vertentes e possibilidades.
O NIGS já teve vários momentos ao longo de seus mais de 30 anos de história. Esperamos que vocês aproveitem o conteúdo desta página e relembrem alguns destes momentos conosco.
Abraço,
Equipe NIGS.